“Ruy Silva permanece fiel ao vínculo dogmático e filosófico entre a arte e o belo, explorando e procurando um belo com verdade e liberdade.”

João Paulo Rapagão
Arquitecto e Professor Universitário
in Prefácio do livro "Pigmento Laranja"

Ruy Silva nasceu a 10 de fevereiro de 1974, em Viseu, e aí se licenciou em Educação Visual e Tecnológica na Escola Superior de Educação – IPV, onde, mais tarde, veio a lecionar as disciplinas de Expressões Criativas e Expressões integradas. Realizou a sua primeira exposição com, apenas, quinze anos, em Viseu.

Atualmente, vive no Porto onde tem o seu atelier. Concluiu o período de docência do doutoramento em: “PINTURA – ponto de referência imagem-design”, na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Salamanca. A obra de Ruy Silva goza de uma invulgar notoriedade internacional. As suas obras têm uma presença regular em Paris e, nos últimos anos, estiveram expostas em Roma, Tóquio, Bruxelas, Genebra, Nova Iorque, Madrid – Espanha e ainda em Singapura e Guangzhou- China.

Recentemente, lançou um livro de retrospetiva dos seus, já, 20 anos de carreira. O currículo do artista conta com inúmeras exposições realizadas nos quatro cantos do mundo.

OS MEUS QUADROS SÃO
O ESPELHO DA MINHA ALMA